domingo, 3 de dezembro de 2017

Conheçam a Antroposofia que é uma das Práticas Integrativas e Complementares do SUS

Sociedade Antroposófica no Brasil http://www.sab.org.br/antrop/ ) nos explica que o método de tratamento pela Antroposofia é um método de conhecimento da natureza do ser humano e do universo, que amplia o conhecimento obtido pelo método científico convencional, bem como a sua aplicação em praticamente todas as áreas da vida humana.
 A Antroposofia foi introduzida no início do século XX pelo austríaco Rudolf Steiner que nos trás a seguinte explicação:

"A Antroposofia é um caminho de conhecimento que deseja levar o espiritual da entidade humana para o espiritual do universo. Ela aparece no ser humano como uma necessidade do coração e do sentimento, e deve encontrar sua justificativa no fato de poder proporcionar a satisfação dessa necessidade. A Antroposofia só pode ser reconhecida por uma pessoa que nela encontra aquilo que, a partir de sua sensibilidade, deve buscar. Portanto, somente podem ser antropósofos pessoas que sentem como uma necessidade de vida certas perguntas sobre a essência do ser humano e do universo, assim como se sente fome e sede."

Rudolf Steiner, Anthroposophische Leitsätze, Dornach, 17/2/1924 (GA 26)

Vídeo produzido para o Curso Introdutórioem Práticas Integrativas e Complementares: 

Antroposofia Aplicada à Saúde, que é ofertado gratuitamente para todos os trabalhadores

 da saúde pelo Ministério da Saúde, na Comunidade de Práticas 

publicado em Publicado em 22 de out de 2015 por Ricardo Ghelman, 

com o título: Saúde e doença pela Antroposofia explica um pouco sobre a 

Antroposofia.


Telessaúde e as Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Básica


Telessaúde Brasil Redes na Atenção Básica é um componente do Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que objetiva ampliar a resolutividade da Atenção Básica e promover sua integração com o conjunto da Rede de Atenção à Saúde. 

Dessa forma, tem como perspectiva a melhoria da qualidade do atendimento, a ampliação do escopo de ações ofertadas pelas equipes e o aumento da capacidade clínica, a partir do desenvolvimento de ações de apoio à atenção à saúde e de educação permanente para as equipes de Atenção Básica. 

Os núcleos podem ter abrangência municipal, intermunicipal ou estadual e deverão estar estruturados na forma de uma rede de serviços, articulando a atuação de Secretarias Estaduais de Saúde, instituições de ensino e serviços de saúde na qualificação das equipes. 

Através do Telessaúde é possível a ampliação e divulgação das Práticas Integrativas e Complementares no SUS. 
Assistam o vídeo sobre:  Introdução às Práticas Integrativas e Complementares (PICS) na Atenção Básica.


https://www.youtube.com/watch?v=mJU87-tFZ6M